quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Análise de livros didáticos

Livro trabalhado no dia 21/03/2007

CASTELLAR, Sonia; MAESTRO, Valter. Geografia. São Paulo: Quinteto, 2001.

Castellar e Maestro apresentam uma visão geográfica ligada à área cartográfica, onde notamos pequenos traços de humanismo. O objetivo do livro é organizar os conteúdos por temas, destacando os conceitos que julgam importantes na construção do conhecimento cientifico, contemplando diferentes concepções teóricas.
Ao usar a cartografia com traços humanistas como recurso no ensino de Geografia Castellar e Maestro tentam dar mais clareza no ensino de Geografia deixando de lado aquela Geografia que se limitava apenas a decorar nomes.

Livro trabalhado no dia 28/03/2007

BELTRAME, Zoraide Victorello. Geografia Ativa: o espaço mundial. São Paulo: Ática, 1998.

O livro de Beltrame é dividido em duas partes, sendo que a prieira arte discute o mundo em que vivemos e a segunda parte discute os paises do sul.O conteúdo na primeira parte do livro trabalha com o tema, “Planeta Terra” e como o homem se apropria dela. Sendo dividido em dois capítulos onde é tratado, primeiramente, de maneira geral, como surgiu a vida na Terra e a apropriação do homem, do espaço terrestre.No segundo, aborda questões que se referem as transformações que ocorreram no mundo, trabalhando a questão da industrialização, os conflitos mundiais, no âmbito geopolítico.Por sua vez, a segunda parte do livro se divide em três capítulos, sendo abordado pontos relacionados aos países situados ao Sul do globo terrestre.Contudo, compreende ser um livro bem completo para quem vai trabalhar a tese da formação, interação, diversidade, população e desenvolvimento dos países situados ao Sul do globo.
A autora propõe uma análise dos países que fazem parte do Sul do globo, mostrando um conjunto de fatores que interferem diretamente no âmbito social, cultural, econômico e político.O aluno, tomando esse livro como base, terá uma base critica acerca do diz respeito ao conteúdo abordado e dito anteriormente.

Nenhum comentário: