quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Estágio de Observação

Introdução


O Colégio Estadual José de Anchieta, localiza-se na rua Riachuelo nº 89, próximo a uma das principais avenidas de Londrina-PR, a higienopolis. Possui uma estrutura fisica aparentemente boa, quando comparada com a grande maioria das escolas públicas brasileiras, porém as salas de aula são pequenas para a quantidade de alunos (média de 30 a 40 alunos por sala).


Observação das Aulas


O professor Rubens, foi o docente através do qual realizamos o estágio de observação. Graduado em Geografia pela UFPR, (há cerca de 25 anos), diz que gosta de trabalhar com crianças (Ensino Fundamental), apesar de preferir ministrar aulas para o ensino médio. Quanto ao observado, verificou-se a falta de autoridade do professor perante os alunos, mantendo uma relação professor-aluno que acabava por tumultuar a aula, dando a mesma um caráter de “festa”.
As dez aulas foram observadas em salas de aula, com alunos da 5º séries (5ºA, 5ºB, 5ºC e 5ºD). Os temas abordados no decorrer das dez aulas foram: Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Cartografia e a Transformação do Espaço. Em 9 aulas o professor passou atividades aos alunos, usando questões presentes no material didático, CASTELAR, Sonia e MAESTRO, Valter. “Geografia 5º séries”, 2º ed. São Paulo: Quinteto. Editorial, 2002, e uma aula foi expositiva, na qual abordava as transformações do espaço. Nessa aula foi usado o quadro negro, sendo a única aula em que houve a efetiva participação dos alunos.
Com a exceção da aula que foi abordado as trasformações do espaço, as outras aulas não tiveram um bom desempenho por parte dos alunos, devido a exaltação dos mesmos. No geral todas a salas apresentaram um mau comportamento.


Conclusão


Quando se dicute o ensino no Brasil, as noticias sempre são ruins, as evidências se tornam fato, quando na prática, na observação, verificamos o que os dados já apontavam; baixa qualidade do ensino, a falta de qualificação dos professores, falta de infra-estrutura, salários baixos e por último a falta de interesses que se instala nos próprios alunos. Com essas caracteristicas não se pode esperar outra coisa, a situação é desanimadora, e se reflete em toda sociedade, inclusive nos futuros professores.
Poderiamos apontar causas, e posteriormente soluções, mas o que sempre se verifica no Brasil é um reflexo da sua própria história, já que não houve e não há políticas públicas consistentes na área de educação. Os interesses atendidos são sempre os das grandes empresas e dos grandes bancos internacionais.
A de se rever, as verdadeiras necessidades da sociedade brasileira, e não se ater apenas as necessidades do grande capital. E por fim tentarmos apartir disso nos tornarmos melhores como seres humanos e para isso um dos caminhos é o investimento em educação (moral, ética e cidadania).

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