quinta-feira, 22 de novembro de 2007

INSTRUMENTO DE ENSINO

Mesa Redonda

A Mesa Redonda consiste na apresentação de idéias e pontos de vistas fundamentados sobre um tema especifico seguido de sessão de perguntas e debates, preparada e conduzida por um coordenador que tem por função orientar a discussão com o intuito de não desvia-la do tema principal. Cada mesa deverá ser composta por no mínimo, dois e no Maximo seis profissionais especialistas do assunto a ser debatido, sendo que o número de participantes é decidido pela comissão organizadora devendo ter uma duração media de 2 horas e meia, sendo o tempo dividido por igual entre os que compõem a mesa.

Processo

1. Participantes:
Os integrantes da Mesa Redonda sustentarão diferentes opiniões sobre o tema em debate. Os participantes deverão conhecer o assunto em profundidade, além de possuírem habilidades para apresentar e defender a sua posição com argumentos.Os participantes deverão estar posicionados em um cenário onde possam ser vistos pelo público. O mediador ficará no centro, atrás de uma mesa ampla e os outros participantes ficarão a sua direita e a sua esquerda.

2. Preparação: Escolha do tema ou questão.Seleção dos especialistas que irão participar da mesa redonda.Reunião prévia com os participantes com o objetivo de estabelecer a ordem da exposição, o tempo, temas e subtemas a serem considerados.Definição do ambiente físico, dos equipamentos e dos horários.

3. Desenvolvimento O mediador abrirá a mesa redonda com algumas considerações iniciais: o tema, os procedimentos, a apresentação e os agradecimentos aos participantes, e comunica ao público que as perguntas poderão ser feitas ao final da mesa redonda.O mediador oferece a fala ao primeiro participante. Cada participante poderá falar durante três minutos aproximadamente.Em seguida o mediador cederá a palavra aos outros participantes da mesa redonda de forma sucessiva e de maneira a fazer alternar os pontos de vista opostos ou divergentes. Se um participante exceder o seu tempo, cabe ao mediador alertá-lo do fato.Com o objetivo que cada participante possa clarear, ampliar a exposição de seus argumentos e rebater as críticas, o mediador convida os participantes a falar novamente por dois minutos.Minutos antes de terminar o prazo previsto o mediador dá por terminada a Mesa Redonda, fazendo um resumo final e expõem as conclusões, sintetizando os pontos de coincidência e de divergência dentre os diferentes enfoques do mesmo tema.O mediador convida o público a fazer as perguntas aos participantes da mesa. Estas perguntas têm apenas caráter ilustrativo e não estabelecerão debate entre o público e a mesa.

5. Recomendações: O mediador deverá ser imparcial e objetivo em suas intervenções, resumos e conclusões. Deverá ter agilidade mental e capacidade de síntese, e deverá ser muito prudente com o tempo de sua participação, pois o importante na mesa redonda é conhecer as idéias dos participantes.O mediador deverá coordenar com sabedoria posições divergentes entre os participantes da mesa, ou mesmo de alguma pessoa presente no público.

6. Proposta para o ensino de Geografia

Dividir a classe em grupos que irão compor a mesa redonda, sendo que cada participante deverá reunir as informações levantadas, individualmente, sobre as concepções de pesquisa, previamente informada pelo professor. Após isso teremos a apresentação da mesa redonda pelos alunos.
Ao professor caberá a avaliação do poder de persuasão dos alunos, assim como o entendimento do tema debatido, capacidade de dialogo e debate no decorrer da suposta mesa redonda.

Referencias:

BERTHOLINE, Edward Vavá. Proposta de mesa redonda. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2007.
RIBEIRO, Leda. Para organizar eventos com humanos. Disponivel em:. Acesso em: 10 set. 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mesa Redonda como instrumento de ensino é uma excelente ferramenta para despertar no aluno o interesse pelo debate. A proposta pesquisada por Eliseu esta bem fundamentada o que permite ao professor a execução desse tipo de aula, e ainda alcançar excelentes resultados.